Um novo lecionário para a IEAB

IMG_1557-1024x682

Uma das decisões tomadas pela Comissão Nacional de Liturgia foi prosseguir com a adoção do Lecionário Comum Revisado, em substituição ao lecionário BCP (Book of Common Prayer) que atualmente empregamos. O Lecionário Comum Revisado foi organizado por algumas centenas de liturgistas, teólogos, e estudiosos da Bíblia nos anos 90. Tem sido amplamente adotado pelas províncias anglicanas e pelas nossas igrejas parceiras ecumênicas. Agora chegou a nossa vez!

Uma das características principais do LCR é a integração entre ofícios diários e festas principais. Assim, ambos os lecionários correm agora em períodos concordantes de 3 anos. Essa iniciativa visa a estimular a prática da oração diária nos nossos lares ou até mesmo igrejas. As leituras dos ofícios diários foram projetadas de modo a serem intimamente relacionadas com as leituras do domingo. Ou seja, as leituras foram escolhidas de modo a permitir que os dias que se aproximam do domingo (quinta-feira até sábado) sirvam de preparação às leituras dominicais. Os dias imediatamente após o domingo (segunda-feira a quarta-feira) são reflexões das leituras de domingo. A primeira leitura sugerida pode servir como salmo ou cântico do ofício de oração, e as duas passagens seguintes como as leituras do ofício propriamente dito.

Mas atenção! As leituras do Lecionário de Ofícios Diários devem ser utilizadas somente para ofícios de oração. Nos domingos e festas principais, caso se queira realizar um ofício de oração, usam-se as leituras do Lecionário de Domingos e Festas Principais. Ou seja, o Lecionário de Ofícios Diários prioriza a prática da oração e leitura bíblica diária, nas famílias ou em pequenas comunidades eclesiais. É o alimento diário para a preparação para as festas maiores.

Já para a Santa Eucaristia, ou para ofícios de oração principais (como uma Oração Matutina ou Vespertina solene), são utilizadas as leituras do Lecionário de Domingos e Festas Principais. Assim, nos domingos e nas festas com leituras próprias, deve ser celebrada a Santa Eucaristia (ou até mesmo um ofício de oração mais solene) com as leituras deste lecionário. No caso de Eucaristia em dia de semana, se não houver festa principal para aquele dia, usam-se as leituras do domingo anterior. Pode-se, também, utilizar as leituras comemorativas de santos(as) que caiam no dia, ainda que sejam os próprios genéricos encontrados ao fim do lecionário.

Com o passar dos tempos, diversas comunidades foram adequando os usos do antigo lecionário a práticas distintas das previstas pelo Livro de Oração Comum, ou até mesmo adotaram lecionários de outras igrejas por questões de praticidade. O novo LOC vem chegando com o intuito de ampliar a unidade na diversidade, dando às comunidades recursos variados para que possam desfrutar de suas diversas identidades com material litúrgico amplo, variado e anglicano. Pedimos então que todas as comunidades se organizem para rapidamente adotar e testar estes lecionários. Aqui no site, serão publicadas as leituras diárias já transcritas, preparadas para copiar e colar em boletins, ou para leitura no computador. Este trabalho conta com o auxílio de alguns leigos dedicados à vida da igreja, e será publicado ainda hoje.

Até lá, reiteramos que façam download dos lecionários a seguir, e já tentem estudá-los e utilizá-los. O ano litúrgico corre a partir de hoje! Os arquivos estão em .doc, para facilitar o trabalho de cópia e têm diagramação provisória, ainda a ser trabalhada pela editora. O que vale, principalmente, é seu conteúdo.

Lecionário de Ofícios Diários

Lecionário de Domingos e Festas Principais